sexta-feira, 18 de abril de 2008

Arara-vermelha/ Arara-de-asa-verde























Ordem: PSITTACIFORMES

Família: Psittacidae

Distribuição e Habitat : Encontram-se no Leste do Panamá, na Colômbia, na Venezuela, nas Guianas, no Suriname, no Brasil, no Leste do Equador e do Peru, no Nordeste da Bolívia e no Paraguai. Vivem em florestas húmidas das terras baixas, florestas tropicais de folha caduca, florestas de galeria em savanas e savanas do tipo “catinga”.

Identificação:Medem 90 a 95 cm de comprimento. Não existe dimorfismo sexual. A plumagem na cabeça, na região ventral e na parte superior do dorso é vermelha, mas as grandes e médias supra-alares são verdes, marginadas de azul-claro, e as rémiges (nas extremidades das asas) têm cor azul. A parte superior das penas caudais é azul e vermelha. Apresentam pele nua nas faces de cor branca e com pequenas penas vermelhas, que formam um padrão estriado. O bico é claro na maior parte da mandíbula superior e negro na mandíbula inferior. A arara-de-asa-verde é muito parecida com a arara-escarlate (Ara macao), mas esta última tem penas supra-alares amarelas e não possui “estrias” sobre a pele nua das faces. As patas são zigodáctilas (têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás; em geral, as aves apresentam três dedos virados para a frente e um para trás).

(t) mexidas nas cores com a ferramenta "curvas" no photoshop cs2

1 comentário:

Joao disse...

Principalmente encontrada no Brasil (de onde estou lhe escrevendo).
Mas quando dizem "encontrada no Brasil" pensam que é em qualquer canto, enganam-se. Só lá pelos lados da Amazônia porque nas cidades só se vê paisagens urbanas, o crescimento populacional do Brasil está acabando com a natureza, infelizmente.